Desparasitação – tudo o que precisa saber

A desparasitação é uma medida preventiva muito importante na vida dos nossos patudos. Consiste na eliminação de parasitas presentes no organismo do hospedeiro (animal que recebe os parasitas). Ao desparasitar o seu companheiro de quatro patas está automaticamente a melhorar a sua qualidade de vida e a aumentar a resistência a problemas de saúde que porventura podem aparecer durante a sua vida.

 

A desparasitação pode ser:

Interna – endoparasitas – parasitas intestinais, pulmonares e urinários;

Externa – ectoparasitas – pulgas, carraças, piolhos, mosquitos, moscas, ácaros.

 

Animais com parasitas são prejudiciais aos humanos

Alguns parasitas podem afetar os humanos, além de em rápido espaço de tempo constituírem um problema de saúde pública. Animais com parasitas em zonas habitadas por animais são um risco alargado para crianças, idosos e pessoas com um sistema imunitário desfavorecido. As consequências para os humanos passam, por exemplo, por problemas digestivos, lesões oculares, diarreias, vómitos, etc.

 

O que é um parasita?

É um ser vivo que habita, durante um período de tempo, no interior ou exterior de um outro ser vivo de espécie diferente designado de hospedeiro (dá de uma certa forma alojamento ao parasita).

O parasita, por sua vez, permanece vivo no corpo do hospedeiro (ex: cão) alimentando-se dos seus tecidos e reproduzindo-se a velocidades vertiginosas. Os parasitas são divididos em dois grupos: parasitas externos (ectoparasitas) e parasitas internos (endoparasitas).

As pulgas e as carraças são parasitas externos e surgem normalmente no meio ambiente com maior frequência nos meses mais quentes (verão).

A desparasitação é fundamental

Para evitar os problemas já descritos é importante que desparasite de forma preventiva todos os animais que têm em casa de forma simultânea. É essencial que o faça com regularidade.

 

Alguns sinais que o cão tem parasitas

Se encontrar um parasita (pulga ou carraça) na cama, tapetes ou no chão da casa é muito provável que não seja um caso isolado. Inspecione rapidamente o animal.

Após a picada de um parasita o animal pode apresentar febre durante algumas horas ou até dias. Este sinal pode ser acompanhado de fraqueza, falta de apetite, tremores e respiração anormal.

Se um parasita está impregnado no corpo faz com que o animal se tente morder compulsivamente. Esteja atento a este comportamento!

Se o animal sacudir a cabeça com frequência analise a possibilidade de existirem pulgas na região do pescoço ou carraças junto dos canais auditivos.

 

Regras para desparasitação interna:

Cachorros recém-nascidos:
– desparasitar imediatamente;
– repetir passado duas semanas.

Cachorros:
– às duas semanas e de 15 em 15 dias até aos 3 meses;
– uma vez por mês até aos 6 meses.

Cães adultos:
– de 3 em 3 meses.

Cadelas lactantes:
– desparasitar em simultâneo com a ninhada.

 

Soluções desparasitantes

A desparasitação interna e externa pode ser efetuada de diversos modos e produtos.

A desparasitação interna é normalmente efetuada através de comprimidos/pastas para administração oral.

Quanto à desparasitação externa é recorrente o uso de comprimidos para administração oral, spray, pipetas de aplicação tópica e coleiras.

Os champôs e os produtos em pó são habitualmente fracos nos resultados que apresentam e como tal não devem ser aplicados. É importante ter bastante atenção a estes produtos, uma vez que, são contraindicados em gatos.

Os produtos de Spot-On (pipetas) são aplicadas diretamente na pelo do cão ou do gato e de imediato absorvidos, tendo uma ação bastante eficiente em todo o corpo.

 

Desconto Desparasitantes

 

Princípios ativos (ingredientes) dos desparasitantes

Fipronil (Frontline, Effipro, Eliminall, etc.) – Protege o animal durante até três meses de pulgas e de 1 mês de carraças e piolhos.

Fipronil e S-Metoprene (Frontline Combo) – Tem um campo de proteção mais alargado. Protege o animal de pulgas, carraças, piolhos, larvas e ovos de pulga.

Permetrina (Pulvex e Advantix) – Elimina e protege de infestações de pulgas, piolhos e carraças. Efeito repelente a moscas e mosquitos (transmissores de Leishmaniose e Dirofilariose).

Piriprole (Prac-Tic) – Elimina e protege de pulgas e carraças durante um mês.

Imidaclopride e moxidectina (Advocate) – Elimina pulgas, piolhos, ácaros da sarna e alguns parasitas intestinais. Não deve ser aplicado em animais com menos de sete semanas.

As coleiras (Seresto e Scalibor) são aplicadas no pescoço mas atuam sobre todo o animal. Libertam ao longo do seu tempo útil substâncias ativas que exercem a sua ação de proteção.

Os comprimidos à base de Nitempiran (Capstar) são adequados para a eliminação rápida de infestações severa de pulgas em cão ou gato.

 

Aplicação de desparasitantes

A utilização de desparasitantes deve ser sempre efetuada em segurança e após leitura do folheto informativo do produto.

Se se tratar de aplicação de uma pipeta, tenha em consideração que este produto existe em versões diferentes para cães e gatos e adequadas ao seu respetivo tamanho.

As pipetas de cão não devem nunca ser aplicadas em gatos (elevado risco para a saúde).

Aquando da aplicação de uma pipeta é fundamental ter em consideração um período em que o animal não tem contacto com água (banho, chuva, etc.) de dois a três dias, antes e depois, da aplicação.

A desparasitação externa pode ser feita com um spray e funciona como um auxílio à desparasitação interna (fundamental).

 

Quando as pulgas continuam a aparecer

cão desparasitação pulgas

Se aplica periódica e corretamente pipetas antiparasitas e as pulgas teimam em aparecer (ou nem chegam a desaparecer do seu animal) é muito provável que existam uma resistência ao princípio ativo da pipeta que está aplicar.

É recomendável que troque por um diferente.

Por exemplo, se está a aplicar Frontline (fipronil) deve aplicar Advantix (Permetrina).

 

Produtos na loja da Estrela Animal:

Desparasitantes para Cães

Desparasitantes para Gatos

68 comments

  1. Madalena Reply

    Bom dia ,
    Já apliquei a pipeta a minha cadela , quanto tempo é que demora a fazer efeito?

  2. Rita Reply

    Coloquei hoje a pipeta a minha gata da marca Eliminall, quanto tempo demora a fazer efeito para as pulgas desaparecerem? Ela tem 1mes e meio.

    • Estrela Animal Post authorReply

      Rita,
      A gata tem 1 mês de meio? Num gatinho com esse tamanho não é indicado a administração de pipetas. Contudo, se já o fez presumimos que neste momento as pulgas já morreram. Confirma?
      Cumprimentos,
      Estrela Animal

  3. Ana Rocha Reply

    Coloquei Eliminall numa gatinha persa com 1 ano. Passados qts dias é q as pulgas desaparecem?

  4. Daniela Reply

    Tenho uma cadela labrador que utiliza a coleira seresto e esteve o verão todo sem apanhar pulgas, mas a cerca de 2 semanas esteve a brincar com uma cadela e a partir desse momento comecei a apanhar lhe pulgas já utilizei 2 tipos de spray mas elas não desaparecem o que posso fazer??

  5. Tania ferreiea Reply

    Tenho 2 gatas com 2 meses e meio sera que posso colocar a pipeta das pulgas?

    • Estrela Animal Post authorReply

      Pedimos desculpa pela tardia demora na sua resposta…

      Sim. As pipetas, normalmente, podem ser colocadas a partir das 8 semanas. Contudo convém ler a bula de cada marca.

    • Ana Reply

      Olá. Para os meus cães a marca de Frontline não resolvem nada. A marca e pipetas que consegue matar as pulgas e o Advantix e sei que a maioria das pessoas não sabem disso.

  6. Pingback: 7 produtos que o seu cão precisa neste outono - Estrela Animal Blog

  7. Paula Santos Reply

    Bom dia coloquei a pipeta nos meus dois gatos há 2 dias mas ainda encontrei pulgas vivas é normal.

    • Estrela Animal Post authorReply

      Pedimos desculpa pela tardia demora na sua resposta…

      Normal não é… mas pode acontecer em alguns casos. Se persistir deverá aplicar outra pipeta com um princípio ativo diferente!

  8. Helena Patinha Reply

    Bom dia
    Desparasitei o meu cão hoje com comprimido a minha dúvida é se posso ir com ele á rua.
    Obrigada pela atenção

  9. Cristiano Vieira Reply

    Boa tarde,
    Gostaria de saber qual o desparasitante externo mais indicado para cadelas a amamentar.
    Obrigado

  10. Sara Almeida Reply

    Bom Dia, fui ao veterenario com o meu caozinho de 9 meses fazer a desparatizaçao interna e externa. No entanto já lhe tirei duas carraças pequenas. O que posso fazer? Uma delas ao arrancar ficou vermelha na zona da pele, aplico alguma coisa? É normal mesmo fazendo a desparatizaçao aparecer carraças? Obrigada

  11. Rute Granja Reply

    Dei desparasitante interno (Drontal) ao meu gato. Passado 1 hora e meia ele purgou. Fiquei com dúvidas se parte do desparasitante veio junto. Devo dar outra dose?

  12. Mara martins Reply

    Bom dia eu tenho um cachorro que foi desparasitado na sexta feira e ainda hoje esta com alguma diarreia e a expulsar os vermes aguardo para a proxima desparasitação ou antecipo e dou msis cedo novamente? ??

  13. Artur Reply

    Tenho uma cadela de 2 meses e 1/2 tem obrado lumbrigas que tipo de desaparasitante tenho de dar? PS tenho uma criança de 3 anos em casa e perigoso? Obrigados

    • Estrela Animal Post authorReply

      Deve consultar o veterinário ou o farmaceutico para adquirir o desparasitante e eventualmente todos os humanos da casa também.

  14. Pingback: Novo Advantix para cães gigantes - Estrela Animal Blog

  15. Carla Sofía Reply

    Tenho uma cadela de arraçada de perdigueiro. Tem 10 meses e encontrei-lhe pulgas. Que posso usar?

    • Estrela Animal Post authorReply

      Olá Carla,
      Se o animal não sofrer de nenhuma doença, pode usar tudo… pipetas (Ex: Frontline, Advantix, etc.), coleiras (Ex: Scalibor ou Seresto), comprimidos (Ex: Capstar), etc.
      Se sofrer de alguma doença terá de ser o veterinário a receitar o mais adequado.
      Obrigado pela sua visita e não se esqueça que temos ao seu dispor a nossa loja on-line ou física http://www.estrela-animal.pt

  16. Maria Reply

    Bom diq. Eu tenho uma cadela com 50kg e antes nao tinha problemas com pulgas mal aplicava a pipeta . Agora todos os meses mesmo com a pipeta a minha cadela cria pulgas. Costumo colocar a advantix mas este mes experimentei a fronteline e agora reparei que ela esta com pulgas eu nao sei mais o que fazer

    • Estrela Animal Post authorReply

      Olá Maria,
      Refere que a sua cadela tem 50 kg. Está aplicar a pipeta(s) na quantidade necessária?
      Lembramos que agora o Advantix está disponível num formato para cães gigantes (com mais de 40kg).
      A nossa sugestão, quando as pulgas persistem é a aplicação de um desparasitante com um princípio ativo diferente do atual.
      Veja na nossa loja on-line as várias opções de pipetas: Frontline, Advantage, Advantix, PestiGon, etc.
      Obrigado pela visita,
      Estrela Animal

  17. Sónia Lopes Reply

    Boa tarde,

    Tenho uma cadela de 2 anos e tenho usado sempre pipetas Advantix, de mês a mês. Mas ultimamente na 2 semanas seguintes à aplicação da pipeta, ela coça-se muitissimo, roça-se nos moveis e pede que cocemos na zona traseira. Fica muito aflita!!
    Será que faz alguma alergia a algum componente da Advantix?
    Estava a pensar experimentar a Fronteline, mas tenho receio por não repelir os insetos.
    É que nós vivemos perto de Coimbra, zona onde existe a Leishmaniose.
    No veternário falaram-me da coleira Seresto, mas questiono-me se não terá desvantagem, uma vez que a cadela dorme muitas vezes com os miúdos. Tendo uma duração alargada, terá uma maior quantidade de quimicos.
    O que me aconselham?

    • Estrela Animal Post authorReply

      Olá Sónia,
      É provável que o seu cão esteja a fazer uma alergia ao principio ativo do Advantix.
      As coleiras, tal como disse, funcionam à base da libertação de químicos (normalmente com nenhuma consequência para os humanos).
      Pode optar pelo Frontline Tri-Act.
      Se os sintomas persistirem sugerimos que se recomende junto do médico veterinário.
      Obrigado pela visita,
      Estrela Animal

    • Marta da silva roxo Reply

      Ola boa noite, tenho a minha gata com cerca de 8 meses fui com ela ao vet para ser desparasitada e continua com pulgas passado 1 semana contínua a coçar e até ja tem fridas o que faço?

      • Estrela Animal Post authorReply

        Deve ir novamente ao veterinário com ela, com urgência pois poderá estar a fazer alguma alergia.
        Saudações,
        Estrela Animal

  18. susana Reply

    boa tarde a minha cadela tem um mes e uma semana…ja posso lhe por a pepita??e qual??obrigado pela atenção

  19. Bárbara Reply

    Boas,
    A minha cadela tem tres meses e levei-a ao veterinario à 15 dias onde foi desparasitada interior e exteriormente e onde me foi dito que só daqui a um mês é que previsava la voltar para outra dose. No entanto tenho reparado que a minha cadela ultimamente aparenta ter parasitas nas fezes, o que faço ?

  20. Ana Reply

    Posso aplicar a pipeta estando o animal com o cio?… descobri duas carraças no segundo dia do cio tenho receio de todo este tempo sem tratamento. Obrigada.

  21. Lara Valente Reply

    Boa noite! Coloquei à uma semana o frontline combo spot on, no meu gato, e hoje encontrei uma pulga, consegui apanhá- la…. de quanto em quanto tempo é que posso voltar a usar o frontline?
    Obrigada

  22. Rui Silva Reply

    boas tenho um pastor alemao 30kg e queria dar um desparasitante interno para verme, lombrigas etc se der tb para pulgas e carraças melhor qual me aconselham e onde comprar e já de agora qual a pomada ou produto para as moscas deixarem em paz as orelhas dele. Obrigada

  23. luis santos Reply

    Boa noite, deram-me um labrador com 4 semanas, que desparatizaçao devo fazer(interna ou externa),e que produtos devo usar?
    Obrigado e boa noite.

  24. M Manuela Coutinho Reply

    Bom dia
    Tenho um pincher miniatura , de 10 mesesm e mensalmente coloco a pipeta de frontline. Coloqeui a última a 11/09 e ontem verificamos que tinha várias pulgas. O que devemos fazer?

  25. Pedro Inácio Reply

    Boa noite.
    Costumo aplicar pipeta Adantix na minha bicon, de 4 em 4 semanas. Acontece que nos últimos meses, a proteção contra pulgas não vai além dos 15 dias. A minha dúvida está, se poderei reforçar com nova pipeta antes das 4 semanas. Cumprimentos.

    • Estrela Animal Post authorReply

      Pedro,
      Não deve reforçar antes de terminar o período.
      Recomendamos que mude o princípio ativo. Se usa Advantix pode passar para o Frontline Combo.
      Esperamos uma visita sua na nossa loja on-line 😉

  26. João Reply

    Boa noite,
    Eu apliquei advantix no meu gato de 3 meses e gostva de saber quanto tempo demora para começar a fazer efeito, e quanto tempo dura.

    Atenciosamente,
    Anónimo

  27. João Reply

    Boa noite,
    Eu apliquei advantix no meu gato de 3 meses e gostava de saber quanto tempo demora para começar a fazer efeito, e quanto tempo dura.

    Atenciosamente,
    Anónimo

  28. Elcano Reply

    Boa noite eu tenho uma ninhada de filhotes estão para completar 15 dias da primeira disparasitação quantas mg em comprimidos devo dar aos primeiros 15 dias. Para cada filhote, Por favor ajudem-me…

  29. Helder Costa Reply

    Bom dia
    deram-me um cão com 30 dias de idade e aproximadamente 2 Kg de peso, mas ele está cheio de carraças. Gostaria de saber que tipo de desparasitante posso utilizar.
    Cumprimentos

  30. Larissa Andrade Reply

    Ola boa noite
    …tenho um cao bebé de dois meses com lombrigas e umas bastantes grandes apliquei durante 3 dias o desparasitante em pasta o que eu queria saber durante quanto tempo tera efeito…visto que ele continua com a barriga muito inchado..ele expeliu alguns sempre que faz coco.agr ja n posso dar mais ele ira continuar a expelir os vermes?ou é melhor fazer outro desparasitante?o que lhe dei terá efeito até quanto tempo?tenho medo que agr q passou os 3 dias da medicacao ele fique com mais e que nao saiam da barriga dele.
    Obrigado

  31. Catia Reply

    Boa noite, tenho uma cadelinha de 5 meses, e pus coleira desparazitante, a minha dúvida é, será que lhe posso dar banho? é k ela tem o pelo branquinho. Obrigada

    • Estrela Animal Post authorReply

      Olá Cátia,
      Pode dar banho ou se desejar retirar a coleira dar banho e voltar aplicar.
      Gratos pela visita,
      Estrela Animal

    • Ana Martins Reply

      Boa tarde,

      Quanto tempo demora a pipeta Frontline a fazer efeito?
      E as carraças depois caem mortas?
      Obrigada.

      • Estrela Animal Post authorReply

        Olá Ana,
        O efeito é rápido e as pulgas deverão deverão morrer na 48h imediatas.
        Eventualmente, as carraças apesar de mortas podem ficar “presas/agarradas” ao corpo do animal sendo necessário usar uma “pinça” ou uma caneta removedora de carraças.
        Saudações,
        Estrela Animal

  32. Pingback: 7 products your dog needs this fall | ToopDog

  33. Fábio Costa Reply

    Boa tarde,

    Administrei à minha gata uma pipeta de frontline combo no dia 8 de agosto, mas há data de hoje verifiquei que já tem pulgas novamente. Deverei administrar uma nova dose de frontline combo ou deverei mudar para outro disparisitante? Caso mude poderei administrá-lo já?

    Muito Obrigado
    Fábio Costa

    • Estrela Animal Post authorReply

      A mudança de desparasitante deverá ocorrer quando se preveja que as pulgas tenham criado resistência ao fármaco.
      Antes de nova administração deve-se “limpar o animal” escovando-o com pente adequado às pulgas e ovos, pois o aparecimento de “novas pulgas” poderá ficar a dever-se à eclosão dos ovos, se estes não estiverem mortos ou retirados.
      Saudações,
      Estrela Animal

  34. António Reply

    Boa noite,

    No artigo acima informam para nunca administrar pipeta de cão em gato.
    E o contrário, pipeta de gato em cão, podemos administrar?

    Obrigado

    • Estrela Animal Post authorReply

      “o seu a seu dono!” contudo é mais grave administrar uma de cão em gato…. Porque estes são incapazes de metabolizar certos compostos e há medicamentos muito tóxicos que lhes podem até causar a morte.

  35. Móniica santos Reply

    Olá, bom dia. Tenho um gato de 1 ano e lhe deitei frontline colombo para as pulgas. A minha duvida é se ele for brincar com os outros gatos será qe ele apanha pulgas dos outros gatos. Mais outra duvida, quanto tempo dura o frontline colombo . Sem o meu gato apanhar pulgas?? Será que me pode esclarecer estas duvidas obrigada!!

    • Estrela Animal Post authorReply

      Olá Mónica,
      O Frontline Combo repele. Portanto, em principio, não deveria apanhar.
      A duração para pulgas é 90 dias, conforme indicação do laboratório.
      Saudações,
      Estrela Animal

  36. Maria Soares Reply

    Bom dia! Comprei um cão da raça Serra da Estrela que deve ter 1 mês e meio. Veio cheio de.pulgas. Aplicamos o spray Frontline e ajudou bastante. Hoje vi que o cão expeliu um verme vivo com as fezes. Que desparasitantes internos aconselham? Grata pela ajuda.

    • Estrela Animal Post authorReply

      Maria,
      Atendendo aos factos apresentados aconselhamos a obter apoio junto do veterinário que apoia o cão. Ou alternativamente junto do farmacêutico.
      Contudo, informamos ainda, que existem vários desparasitantes internos como o Endogard ou o Milpro da Virbac.
      Saudações,
      Estrela Animal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *