Gato Siamês – O gato da realeza

O Gato Siamês vem mencionado num manuscrito de 1350, proveniente de Aythia, capital do antigo Sidão – a atual Tailândia. No Sião era especialmente reservado à família real sendo cuidadosamente guardado no palácio real.

Curiosidades do gato Siamês

País de Origem: Tailândia

Cabeça: De tamanho médio, está inscrita num triângulo formado por linhas retas que vão desde o nariz até à extremidade das orelhas. Triângulo equilátero nos siameses tipo inglês e isósceles no tipo americano. Visto de perfil, o crânio é ligeiramente convexo. As bochechas são planas, no entanto, são permitidas faceiras nos adultos. Focinho fino. Nariz reto sem quebra. Ausência de “pinch“. Queixo firme e alinhado com a ponta do nariz.

Orelhas: Grandes, largas na base, bastante espaçadas, pontiagudas em prolongamento dos lados do triângulo.

Olhos: De tamanho médio, amendoados, tipo oriental, oblíquos. Cor: o azul mais intenso possível.

Pescoço: Longo, fino, elegante e ligeiramente arqueado.

Patas: Compridas e finas. Estrutura óssea e musculatura fina. Pés pequenos e ovais.

Cauda: Comprida, fina, estreita na base e afilando até terminar em ponta.

Pelagem: O pelagem do gato siamês é curta e com fios finos, podendo ser das cores preto, creme, bege, marrom ou branco. 

Cuidados exigidos: Por serem gatos muito ativos é importante que seja possível dar atenção e ter tempo disponível para ele. Para distraí-lo, compre brinquedos e arranhadores. A opção de adotar outro gato para fazer companhia é bem-vinda, dependendo de como o gato é com o seu território. Além disso, por ser um gato curioso, pode tentar ir para a rua e para os vizinhos nas suas explorações. Por isso, é importante manter o seu espaço protegido.

Caráter e atitude

Os gatos siameses são considerados muito sociáveis e leais. Eles adoram brincar, são muito apegados aos humanos e procuram fazer parte das atividades diárias deles. Os Siameses adoram adultos, crianças e dão-se bem com outros animais. Gostam de muita atenção e por isso estão constantemente a miar e a pedir carinhos.

Atitudes sociais

Este gatos são muito apegados aos humanos por isso são um tipo de gatos que são muito sociais.

Exercício físico

O Gato Siamês é um animal de médio porte e é muito energético, por isso gosta muito de participar em brincadeiras e fazer bastante exercício.

Vídeo com factos interessantes sobre o gato Siamês

Produtos para o Gato Siamês

Fotografia por Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *